Topo

Guilherme Rambo

Atualização do iOS está chegando! Veja o que vem por aí

Guilherme Rambo

14/02/2019 04h00

A primeira atualização significativa do iOS 12 está para chegar. O iOS 12.2 entrou em sua fase beta no final de janeiro e conta com novidades em diversas áreas do sistema e aplicativos, que certamente irão agradar muitos usuários.

Se você gostaria de testar as novidades antes mesmo do sistema ser lançado para todos, pode participar do programa beta público da Apple, que já está oferecendo o iOS 12.2 para os corajosos que gostam de se arriscar nos betas.

Vamos às novidades!

Control Center

A Apple fez alguns ajustes na Central de Controle, especialmente nas áreas que interagem com AirPlay. O ícone do AirPlay no mini-player da Central de Controle, no canto superior direito, passou a ser igual ao ícone que aparece quando você abre o seletor de saídas de áudio (um círculo com uma seta).

HomeKit

Agora o HomeKit é compatível também com televisores, conforme anunciado pela Apple durante a última CES. Durante o evento, a Apple anunciou o suporte a TVs no HomeKit, além do AirPlay 2 para vídeo.

Por enquanto, quem quiser testar a novidade terá que estar participando do programa beta da fabricante Vizio – uma das primeiras a suportar HomeKit – ou então terá que recorrer a soluções como o HomeBridge, que permite com que você transforme (em teoria) qualquer dispositivo em um dispositivo compatível com HomeKit.

A grande novidade é que, tendo uma TV compatível com HomeKit, você pode adicioná-la ao app Home, como qualquer outro dispositivo. A principal característica de uma TV no app Home é um botão liga/desliga enorme, para ligar e desligar a TV, além da possibilidade de trocar as entradas da TV ou rodar diferentes apps, tudo controlado pelo aplicativo Home.

Além disso, com HomeKit vem também o suporte à Siri, automações e cenas. Por exemplo, você pode criar uma cena que muda a iluminação da sala e ao mesmo tempo liga a TV e já muda a entrada para o videogame. Com a cena criada, basta pedir à Siri para que ela ative a cena e tudo acontece automaticamente.

O controle remoto do iOS, que antes servia somente para a Apple TV, passou por algumas modificações no iOS 12.2 e agora pode também ser usado para controlar TVs compatíveis com HomeKit, basta selecionar o ícone do controle remoto na Central de Controle.

Animoji

O segundo beta do iOS 12.2 trouxe quatro novos personagens que podem ser usados como Animoji: coruja, girafa, tubarão e javali.

Wallet

O aplicativo Wallet passou por mudanças de design significativas no iOS 12.2. A tela inicial do app conta com animações mais refinadas. Ao selecionar um cartão, ficou mais fácil ver a última transação e o histórico de transações com Apple Pay.

Essas novas telas de detalhes contam com um visual interessante, nunca antes visto no iOS, onde a lista de opções é composta de quadrados com cantos arredondados em vez das linhas retas que vemos em outros apps como o Ajustes. Será uma dica do que vem por aí no iOS 13?

Swift 5

A linguagem de programação da Apple, lançada em 2014 e que vem recebendo atualizações constantes desde sua introdução, recebe uma nova versão significativa com o iOS 12.2, chegando à sua versão 5.

Embora a grande maioria das atualizações do Swift sejam relevantes apenas para desenvolvedores que utilizam a linguagem, esta versão em particular traz uma novidade bastante técnica, mas que beneficiará também os usuários de aplicativos.

Explicando de uma forma bem simples, até agora a linguagem não possuía uma ABI (interface binária de aplicação) estável, o que na prática significa que todo aplicativo lançado na App Store que usa Swift precisa incluir a linguagem em si dentro do app, aumentando o tamanho do download e armazenamento significativamente.

Com o Swift 5, essa estabilidade é alcançada. O iOS 12.2 agora conta com a linguagem Swift no próprio sistema, portanto aplicativos baixados da App Store a partir do iOS 12.2 não incluirão mais a linguagem dentro do pacote, reduzindo o tamanho do download e o espaço ocupado pelo app após instalado. Outro benefício será um tempo de abertura mais rápido para esses apps, já que o sistema poderá fazer um cache mais inteligente das bibliotecas da linguagem.

Vale comentar que a novidade se aplica também ao watchOS 5.2, tvOS 12.2 e macOS 10.14.4. No momento, para tirar proveito dela, a única forma é participando de algum beta através do TestFlight, mas assim que o sistema for lançado para todos e os desenvolvedores atualizarem os seus aplicativos, todos os usuários se beneficiarão.

Outros

Algumas mudanças menores:
– O Safari agora conta com uma opção para desativar o acesso de sites a dados de movimento e orientação do dispositivo
– O navegador também irá alertar de forma mais proeminente quando o usuário acessar um site que não é seguro (não utiliza HTTPS)
– O Mapas pode mostrar a qualidade do ar da localização atual, através de uma opção que pode ser ligada nos ajustes
– Quando você pede para a Siri tocar uma música, o player aparece na própria interface da Siri
– Evidências de novos iPads, iPod Touch, AirPods com "Hey Siri" e novo serviço de revistas no Apple News, conforme explicado no meu post anterior

Quando?

O iOS 12.2 está em fase beta e deve ser lançado em Março.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.