Topo

Guilherme Rambo

Aqui estão as novidades do próximo iOS que a Apple ainda não te contou

Guilherme Rambo

14/03/2019 04h00

Os testes com a próxima versão do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 12.2, começaram no finalzinho de janeiro e continuam, mais recentemente com o lançamento da quinta versão de testes nesta segunda-feira. Já vimos que a nova versão traz indícios de que a Apple vai lançar AirPods com suporte a "E aí, Siri", além do novo serviço de assinatura de revistas no Apple News.

Mas nem toda novidade é necessariamente boa. Isso porque parece que, no iOS 12.2, a Apple vai tornar mais difícil a vida de quem usa a funcionalidade de eletrocardiograma (ECG) fora dos Estados Unidos. Por se tratar de um dispositivo médico, o ECG precisou de aprovação da FDA para ser lançado por lá – e precisará de aprovação das agências reguladoras em cada país que for ser lançado no futuro.

Por enquanto, quem compra o seu Apple Watch Series 4 nos Estados Unidos, consegue configurar e utilizar o recurso normalmente, mesmo fora do país, já que a verificação é feita apenas com relação ao país de origem do dispositivo. Mas, no iOS 12.2, a Apple adicionou uma nota de rodapé na tela de configuração do recurso, que é feita no iPhone: "Durante a configuração, a sua localização será usada para garantir que este recurso esteja disponível na sua região.".

Ao tentar fazer a configuração do recurso em um iPhone sem um chip SIM instalado, o sistema mostra um erro informando que precisa de um chip SIM instalado para poder verificar a localização do usuário, o que indica que o sistema fará uma verificação de localização através das torres da operadora e não através do GPS do celular.

Isso significa que, muito provavelmente, quem for configurar o recurso estando fora das regiões suportadas (atualmente só Estados Unidos), não vai conseguir e vai ficar sem o eletrocardiograma no seu Apple Watch. Não ficou claro se essa limitação será aplicada apenas para novas configurações de dispositivos, já que esse processo é feito somente uma vez, ou se quem já conseguiu configurar o ECG anteriormente terá o recurso desabilitado, teremos que esperar a versão final do iOS 12.2 para conferir.

Apple Care

Uma outra novidade até agora não liberada mas que está presente nos códigos do iOS 12.2 é um recurso que permitirá ao usuário verificar informações sobre a garantia do seu dispositivo, direto no app Ajustes, dentro da seção "Geral / Sobre". O app irá mostrar informações sobre a duração e expiração da garantia do dispositivo atual e oferecerá uma forma simples e rápida de contratar Apple Care, a garantia estendida da Apple.

Novidades no Wallet e cartão de crédito da Apple

De acordo com uma reportagem recente do Wall Street Journal, a Apple estaria trabalhando juntamente com o banco Goldman Sachs para criar o seu cartão de crédito próprio, que se integraria ao aplicativo Wallet no iOS com recursos exclusivos.

Foi mencionado na reportagem que o novo recurso utilizaria uma interface similar aos "anéis" do app Atividade, usados para representar a quantidade de exercício físico que um usuário fez com o seu Apple Watch. No contexto de finanças, os anéis seriam utilizados para mostrar gastos e também para que o usuário pudesse realizar ajustes em suas metas.

Podemos observar no iOS 12.2 que um componente do app Wallet de fato implementa uma interface como essa. O componente foi introduzido no iOS 12.2 e atualmente não é utilizado em nenhum lugar, provavelmente porque o recurso está sendo mantido em segredo para futuramente ser revelado em algum evento ou release de imprensa. Confira neste gif uma prévia de como esse elemento se comporta:

AirPower

Outra novidade é que parece que o carregador sem fio da Apple, o AirPower, que foi anunciado em 2017 e até agora não foi lançado, pode dar as caras muito em breve. No iOS 12.2, foram feitas mudanças nos componentes do sistema que se comunicam com o carregador, provando novamente que os engenheiros da empresa continuam trabalhando no produto.

Evento dia 25 de março

E parece que todas essas novidades – das quais venho falando aqui desde a estreia do blog – já tem data marcada para serem anunciadas oficialmente. Isso porque ainda na segunda-feira a Apple divulgou que fará um evento especial no dia 25 de março.

O evento será no Teatro Steve Jobs em Apple Park, marcando o primeiro evento no local que não inclui o lançamento de um iPhone topo de linha, já que o esperado é que o evento conte com anúncios relacionados a mídia (TV, Música e News) e talvez o lançamento de novos iPads de entrada.

Você poderá conferir a cobertura completa do evento em um post especial que farei logo após, no dia 25.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.