Topo

Guilherme Rambo

Hoje é dia de evento da Apple, veja o que esperar dos novos serviços

Guilherme Rambo

25/03/2019 04h00

Mais tarde, às 14 horas (horário de Brasília), a Apple fará um evento no Steve Jobs Theater para anunciar diversos novos serviços. O título do evento, "It's Show Time", deixa claro que veremos novidades relacionadas a vídeo.

Mas não será só isso: o evento contará com uma renovação considerável nas ofertas de serviços da Apple, marcando a sua transição de uma empresa que oferece apenas produtos para uma forte concorrente no ramo de serviços digitais.

Confira abaixo um resumo do que esperamos para o evento de hoje:

TV

Certamente o maior anúncio do evento será um novo serviço de vídeo, o "Netflix da Apple". Focado em conteúdo próprio, o serviço contará com séries e documentários. Duas criações já "confirmadas" para o serviço: uma recriação da série "Amazing Stories", do Steven Spielberg e um drama estrelando Jennifer Aniston e Reese Witherspoon.

Uma questão curiosa é se a empresa manteria seu serviço de vídeo exclusivo para seu ecossistema, ou se disponibilizaria também para dispositivos de outras empresas – fabricantes de TVs, por exemplo. A resposta para essa pergunta pode fazer a diferença entre o sucesso ou fracasso do serviço.

Outra oferta do serviço de vídeo seria a inclusão de pacotes de conteúdo de outros produtores, como HBO e Showtime.

Notícias

O Apple News também será destaque no evento de hoje. Ele ganhará conteúdo de revistas, websites e jornais que poderão ser assinados num pacote único dentro do app News. Wall Street Journal e Vox já são parceiros confirmados para o lançamento do novo serviço.

O trabalho para integração do serviço ao app News começou após a aquisição da Texture e já vimos evidências que, desde os primeiros betas do iOS 12.2, ele estava sendo testado internamente.

Jogos

Outra novidade do evento pode ser o anúncio de um serviço de assinatura para jogos. Funcionaria assim: o usuário pagaria uma assinatura mensal e teria acesso à uma coleção grande de jogos premium que atualmente precisam ser comprados separadamente. Os desenvolvedores dos jogos receberiam de acordo com o tempo gasto pelos usuários em suas respectivas criações.

Não é certo que o serviço dê as caras no evento de hoje, já que a Apple pode preferir deixar seu anúncio para sua conferência de desenvolvedores em Junho. Mas, considerando que é um evento para divulgação de serviços, pode ser que aconteça uma demonstração já neste evento.

Cartão de crédito

Já não é mais segredo que, em parceria com o banco Goldman Sachs, a Apple está trabalhando no desenvolvimento de um serviço de cartão de crédito.

Não estamos falando de um cartão de crédito físico (já imaginei um cartão de plástico branco com o logo da Apple – ou quem sabe até de vidro). O cartão de crédito será virtual e totalmente integrado com o aplicativo Wallet, oferecendo benefícios para quem paga as contas em dia, além de recursos que "gamificam" o gerenciamento das finanças, parecido com o que a empresa já fez com exercícios no Apple Watch.

iCloud

Muitos se esquecem do iCloud quando estamos falando em serviços da Apple, mas ele faz parte das ofertas de serviços e também pode ser mencionado durante o evento. A empresa está trabalhando em melhorias de privacidade para o iCloud, além da inclusão dele no pacote completo que contará com todos os serviços oferecidos pela Apple.

"Apple Prime"

Com tantas ofertas de serviços, faz sentido que a empresa esteja trabalhando em uma oferta única que conte com uma seleção – ou todos – os serviços oferecidos. Ninguém sabe ao certo qual seria o nome desse bundle, mas certamente ele será a opção que muitos escolherão na hora de assinar os serviços da Apple, seja por comodidade ou pelo fato de que o pacote será mais barato do que assinar os serviços individualmente.

Como assistir

O evento da Apple começa às 14h (horário de Brasília) e pode ser assistido no site oficial da empresa, através do app Apple Events para Apple TV ou através do app não-oficial Apple Events para macOS.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.