Topo

Guilherme Rambo

iOS 13 finalmente traz modo escuro e grande melhoria no gesto "desfazer"

Guilherme Rambo

17/04/2019 11h03

A Apple deve anunciar a próxima versão do iOS em junho, na sua conferência anual para desenvolvedores. O sistema entra em beta logo após e é finalmente lançado para todos em setembro. Mas o que veremos de novo no iOS 13? Recebi algumas informações de fontes familiarizadas com o desenvolvimento do mesmo, vamos a elas!

Modo escuro e multitarefa

O modo escuro que todo mundo sempre pede, desde os primórdios do iOS, deve finalmente dar as caras no iOS 13. Além do modo escuro padrão, haverá também um modo de alto contraste, para quem tem problemas de visão. Uma visita rápida ao app Ajustes será suficiente para habilitar o novo visual. Os apps de iPad que serão portados para o macOS 10.15 poderão tirar proveito do modo escuro em ambos os sistemas.

O iPad será um grande foco do iOS 13, será possível para os apps terem mais de uma janela no novo sistema. As janelas também poderão ter janelas menores dentro delas, que o usuário pode mover, empilhar e fechar "jogando" elas pra fora da tela.

Gesto para desfazer, melhorias no Safari e fontes

Você que já tentou desfazer algo no iPhone ou iPad sabe que para fazer isso sem um atalho de teclado, o jeito é chacoalhar o dispositivo feito doido até aparecer a mensagem de "desfazer". Agora parece que a Apple está tentando melhorar essa experiência, ao menos no iPad.

Com um simples gesto usando três dedos na área do teclado será possível arrastar para a esquerda para desfazer, ou arrastar para direita para refazer. É possível que esse gesto também seja disponibilizado para desenvolvedores de aplicativos, fazendo com que ele vire um gesto padrão do sistema para desfazer/refazer.

Já o Safari do iPad vai ficar mais esperto na hora de carregar os sites, escolhendo automaticamente a versão desktop dos sites quando fizer sentido. Isso vai ser especialmente útil pra quem tem os iPads maiores, onde não faz o menor sentido ficar usando a versão móvel dos sites.

Também será possível gerenciar as fontes instaladas no sistema, algo que atualmente requer manobras bem complicadas com instalação de perfis. Haverá um gerenciador de fontes no app Ajustes, o sistema vai avisar quando uma fonte estiver faltando num documento e também haverá um componente padrão para desenvolvedores mostrarem um seletor de fontes dentro dos aplicativos.

Mail inteligente, seleção de itens e mais

O aplicativo Mail também ficará mais esperto com a chegada do iOS 13: ele vai conseguir categorizar as mensagens automaticamente em categorias tipo "marketing", "compras", "viagem", "não importante" e mais, permitindo que o usuário realize buscas e filtros por essas categorias. Também haverá uma opção de marcar mensagens para "ler depois", algo que já existe em aplicativos de e-mail de terceiros.

A empresa também está trabalhando para facilitar a implementação de colaboração em documentos para os desenvolvedores, como já é possível fazer em apps da própria Apple como Pages, Numbers e Keynote.

O foco em produtividade continua com a inclusão de um novo gesto para selecionar vários itens em uma lista ou coleção de conteúdo, parecida com o arrastar e soltar do mouse no Finder, onde você "desenha" uma caixa para selecionar vários itens.

Sabe aquele ajuste de volume enorme que cobre metade do vídeo que você está assistindo? Pois é, parece que ele vai embora com o iOS 13, mas pode ser que seja somente nos iPhones mais novos, veremos.

O iOS 13 promete ser uma atualização bastante significativa, os fãs do dark mode e de produtividade certamente ficarão bastante animados com as novidades.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.