Topo

Guilherme Rambo

Apps do iOS vão rodar no macOS 10.15; vem muita novidade por aí

Guilherme Rambo

25/04/2019 08h00

A WWDC, conferência anual da Apple para desenvolvedores, começa no dia 3 de Junho em San Jose, na Califórnia. Esse é o evento onde a empresa anuncia suas principais novidades de software, principalmente aquelas voltadas aos desenvolvedores, que são o público principal do evento. É na abertura do evento que devemos conhecer as principais novidades do iOS 13, macOS 10.15, watchOS 6 e tvOS 13.

Já falei por aqui sobre o que podemos esperar para o iOS 13, que deverá vir com bastantes novidades, incluindo o tão sonhado modo escuro. Hoje, vamos falar sobre algumas novidades que devem pintar no macOS 10.15.

Autenticação com Apple Watch

Já é possível desbloquear o Mac usando um Apple Watch. Basta configurar o recurso nas preferências de segurança e a partir de então, só de estar usando o Apple Watch na hora de desbloquear o Mac, ele desbloqueia automaticamente sem a necessidade de senha.
Mas isso não contempla outras partes do sistema que requerem autenticação, como na hora de desbloquear apps tipo o 1Password ou autorizar operações que precisam de permissão como administrador, operações essas que podem ser desbloqueadas facilmente nos Macs com Touch ID.

Para resolver isso, a Apple está trabalhando para ampliar a gama de operações que podem ser autorizadas via Apple Watch no macOS 10.15. É bem provável que o sistema permita o uso do Apple Watch para autenticar qualquer operação que hoje em dia pode ser autenticada com Touch ID. A grande vantagem disso é que o recurso poderá ser usado em qualquer Mac recente, mesmo os que não tem Touch ID.

iPad como monitor externo

Já existem aplicativos e até mesmo hardware – como o Luna Display – que permitem o uso de um iPad como monitor externo para o Mac. Faz muito sentido, já que os iPads possuem telas muito boas e geralmente não estão ocupados quando o usuário está no Mac.

Na próxima versão do macOS, a Apple deverá lançar um recurso próprio para isso. Será possível enviar qualquer janela de qualquer aplicativo para um monitor externo. Esse monitor externo pode ser um monitor de fato que esteja conectado no Mac, ou mesmo um iPad. Tudo indica que o recurso não será exclusivo dos iPads Pro.

E tem mais: quando o recurso estiver em uso, será possível desenhar com o Apple Pencil na tela do iPad e ter o desenho refletido no app que está rodando no Mac, transformando o iPad numa espécie de tablet estilo Wacom.

Siri Shortcuts e Screen Time

O recurso Siri Shortcuts, que permite a criação de atalhos nos apps do iOS, deve chegar ao Mac com o macOS 10.15. Também é possível que o app Shortcuts chegue ao sistema na nova versão.

Além disso, o Screen Time também deve chegar ao Mac. O recurso computa o tempo de uso de diferentes apps em categorias e permite a configuração de limite de tempo para diferentes apps ou categorias de apps. Também é muito útil para os pais que desejam limitar o tempo que os filhos gastam em determinados apps.

Apps do iOS

Mas a grande novidade do macOS para os usuários certamente será a chegada de muitos apps que atualmente só existem no iOS. A Apple começou esse processo no Mojave, com o lançamento de alguns dos seus apps como News, Voice Memos e Stocks. Neste ano, a empresa vai liberar o recurso para todos os desenvolvedores.

Fazer um app de iPad rodar no Mac será um processo bastante simples para os desenvolvedores, que poderão ir além e adicionar recursos específicos do Mac, como suporte à Touch Bar, atalhos de teclados, menus e mais.

Então, se você esteve esperando por apps como Netflix, YouTube e Snapchat no Mac fique atento pois é possível que eles cheguem com o lançamento do macOS 10.15.

O macOS 10.15 deverá ser anunciado no dia 3 de Junho para os desenvolvedores, sendo lançado como beta logo em seguida. A versão final para os consumidores deve chegar em outubro.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.