Topo

Guilherme Rambo

Independência do iPhone! Apple Watch poderá ganhar apps exclusivos

Guilherme Rambo

09/05/2019 04h00

Já falamos por aqui sobre as novidades que devem chegar com as novas versões do iOS e do macOS, que serão anunciadas pela Apple no início de junho. Agora, surgiram algumas informações sobre o que esperar para a nova versão do watchOS, o sistema operacional do Apple Watch.

A primeira novidade é que a App Store deverá ganhar uma versão própria para o Apple Watch. Atualmente, para instalar aplicativos no relógio é preciso utilizar o iPhone, não sendo possível instalar apps direto no Watch. Com a App Store independente, usuários poderão instalar e atualizar aplicativos sem depender mais do iPhone.

Essa mudança também poderá ter um impacto para os desenvolvedores, que por enquanto ainda são obrigados a lançar um app para o iPhone que contém o app do Watch. Com uma loja própria, poderá ser possível lançar apps só para o Watch, sem a necessidade do trabalho extra de também criar um aplicativo para o iPhone.

Outra novidade será o aplicativo Gravador. Ele já está disponível no iPhone, iPad e Mac, mas deverá chegar ao Apple Watch com o watchOS 6. Assim, será possível fazer gravações no relógio, sem depender de aplicativos de terceiros. Além do Gravador, outro app nativo que virá para o Watch será a calculadora.

O aplicativo Apple Books também virá para o Apple Watch, não para que você fique lendo livros na telinha minúscula do relógio, mas sim para os fãs de audiolivros, que poderão escutar as obras adquiridas diretamente no Watch. É excelente para quem sai para caminhar ou fazer outros exercícios levando apenas o Apple Watch e os AirPods, sem o iPhone.

Na área de saúde, o watchOS 6 virá com um novo aplicativo voltado àqueles que precisam de lembretes para tomar sua medicação, além de um app dedicado ao controle de ciclos menstruais.

O relógio também ganhará novas complicações –informações adicionais exibidas no mostrador, além da hora– incluindo uma mostrando a bateria de aparelhos auditivos, outra focada em dados de chuva e uma complicação que mostra a medição de ruído externo.

Novos mostradores customizáveis também serão adicionados: um "gradiente" que exibirá um degradê com base em uma cor selecionada pelo usuário, novos mostradores extra-grandes que exibem o horário com números gigantes em cores e fontes diferentes, um mostrador "California" que tem um visual mais clássico, além de dois novos mostradores solares.

O watchOS 6 deve ser anunciado no dia 3 de junho, quando começa a conferência da Apple para desenvolvedores. O sistema entra em fase beta para desenvolvedores logo em seguida e deve ser lançado para todos os usuários em meados de setembro.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.