Topo

Guilherme Rambo

iOS 13 será anunciado hoje em evento da Apple, veja o que esperar

Guilherme Rambo

03/06/2019 04h00

Apesar de ser um evento focado em desenvolvedores, a WWDC também é o evento onde a Apple escolhe anunciar suas principais novidades de software para todo o público. O evento tem sua abertura hoje, com uma apresentação chefiada pelo CEO da empresa, Tim Cook, que também deve contar com a participação de outros executivos e algumas empresas parceiras. Veja o que esperar do evento:

O sistema operacional dos iPhones receberá uma atualização significativa, com a chegada do iOS 13. No ano passado, o iOS 12 foi focado em melhorias de performance, portanto não teve tantas novidades. Neste ano, muitas novidades são esperadas para o iOS 13, incluindo mudanças na forma como a multitarefa funciona no iPad.

Certamente um dos recursos mais esperados – se não o mais esperado – é o modo escuro. Pois ele já está basicamente confirmado no iOS 13, começando por rumores com fontes confiáveis e, mais recentemente, o vazamento de alguns screenshots que revelaram o visual do sistema no modo escuro. Outra novidade deverá ser a junção dos apps "Find my iPhone" e "Find my Friends" em um único app.

Outras novidades incluem a inclusão de um "modo sono", suporte a mouse no iPad, um novo controle de ajuste de volume e melhorias nos apps Lembretes, Saúde, Books, entre outros.

A grande novidade para o Mac será a liberação de uma nova biblioteca para os desenvolvedores que permitirá a migração fácil de um app do iOS para o Mac. Com a novidade, diversos apps que atualmente só existem no iPad deverão aparecer também no Mac.

Com o macOS 10.15, a Apple também deve introduzir uma forma fácil de usar o iPad como um monitor externo para o Mac e até mesmo como um tablet, usando o Apple Pencil. Outras novidades na nova versão do macOS incluem a vinda dos atalhos da Siri, Screen Time e formas mais amplas de usar o Apple Watch para autenticação.

Por falar em Apple Watch, com o watchOS 6, o relógio deverá se tornar mais independente do iPhone. Atualmente, para lançar um app para o Watch, o desenvolvedor obrigatoriamente precisa lançar o app para o iPhone. O usuário então instala o app no iPhone e o mesmo app aparece no Watch. Com o watchOS 6, a Apple poderá introduzir uma App Store no próprio relógio, permitindo que desenvolvedores façam apps exclusivos para o mesmo e que usuários instalem apps direto no Watch, sem depender do iPhone.

Outras novidades esperadas para o Apple Watch são novos aplicativos, incluindo o Books, focado na escuta de audiolivros, um novo app para mulheres acompanharem seu ciclo menstrual e um novo app específico para lembretes de medicação.

Já na Apple TV, o tvOS 13 poderá trazer o suporte a múltiplos usuários, permitindo que o aparelho seja compartilhado mais facilmente por diferentes pessoas. É possível que esse mesmo suporte a múltiplos usuários também chegue ao HomePod com o iOS 13.

Embora a WWDC seja um evento focado em software, de vez em quando a Apple também aproveita o evento para anunciar novidades de hardware. Para esta edição, é possível que seja anunciada uma nova geração do Mac Pro – o Mac mais poderoso da linha – além de um novo monitor para profissionais com altíssima resolução e qualidade de cor.

A apresentação de abertura da WWDC começa hoje às 14h (horário de Brasília) e pode ser assistida ao vivo no site da Apple ou através do app oficial.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.