Topo

Guilherme Rambo

Widgets, Memoji, Modo Escuro e mais: novidades favoritas no iOS 13 e iPadOS

Guilherme Rambo

20/06/2019 04h00

Já estão disponíveis os segundos betas do iOS 13 e iPadOS para desenvolvedores. Estou testando os sistemas desde o seu anúncio na WWDC e preparei este post com as novidades que estou gostando mais.

Widgets fixos na tela inicial

Essa novidade do iPadOS é uma mão na roda para minha produtividade. Gosto de deixar fixos os widgets de bateria e Atalhos, assim posso ter sempre ao meu alcance os status de bateria do iPad, AirPods e Apple Pencil, sem precisar fazer nenhum gesto ou abrir nenhum app.

Ter o widget do Atalhos sempre disponível ajuda muito na hora de utilizar as automações. Com eles nessa posição, é quase como ter atalhos direto na tela inicial.

Modo escuro

Eu sempre fui fã do modo escuro em apps que adotam ele como padrão, ou que oferecem como uma opção. Desde que a Apple introduziu um modo escuro oficial no macOS Mojave, deixo ele ativado o tempo inteiro no meu Mac.

Com a chegada de um modo escuro oficial no iOS 13 e no iPadOS, não foi diferente: ele se tornou o modo padrão no qual deixo meus aparelhos. Como a maioria dos aplicativos de terceiros que eu uso já possuem modo escuro próprio, dificilmente tenho problemas com apps claros dentro desse universo escuro que se tornaram meus dispositivos, mas a experiência deve ficar ainda melhor quando o sistema estiver nas mãos de todos e os apps adotarem o modo escuro padrão do iOS.

Memoji stickers

Pode parecer uma funcionalidade boba, mas a introdução dos Memoji Stickers significa que agora eu estou usando Memoji. Antes era preciso fazer uma careta na frente da câmera para criar um sticker na sua conversa.

Agora, o sistema cria automaticamente diversos stickers com base no seu Memoji, para diferentes expressões. Dessa forma, fica muito mais prático usar Memoji numa conversa casual, sem a interrupção de ter que parar para criar um sticker posando na frente da câmera.

"Street View" da Apple

O modo similar ao Street View, do Google Maps, que a Apple está chamando de "Look Around", é uma adição muito bem vinda ao Maps. Por ser algo novo nos mapas dela, ainda está disponível em lugares limitados, mas já é possível ver que a qualidade das imagens e da navegação é muito superior ao que temos no aplicativo concorrente.

O novo app Lembretes

Ele parecia até esquecido pela Apple, foram muitos anos sem grandes atualizações e com o mesmo design datado. A nova versão do aplicativo – apesar de ser apenas um beta inicial – está muito melhor do que a anterior.

Para começar, o app agora conta com uma interface moderna, seguindo os padrões mais recentes de design do iOS. As listas inteligentes permitem organizar os lembretes automaticamente, é possível configurar listas com cores e ícones customizados e também criar sub-tarefas dentro de um único lembrete.

Se você estava usando algum aplicativo de terceiros para Lembretes, vale dar mais uma chance para o app nativo, quando o iOS 13 for lançado ao público.

Novidades para usuários avançados, sem prejudicar os iniciantes

Na minha visão, as novas versões dos sistemas operacionais da Apple trazem novidades que serão muito bem vindas por usuários mais avançados – como os novos gestos e multitarefa no iPad – sem prejudicar a experiência dos usuários que não precisam desses recursos.

Quando a empresa lançou os novos iPads Pro no ano passado, a principal crítica com relação a eles não foi sobre o hardware, mas sim sobre como o software estava limitando muito o que era possível fazer com o hardware. Com o iPadOS, muitos desses problemas serão resolvidos.

O iOS 13 e o iPadOS estão atualmente na sua segunda versão beta para desenvolvedores. A versão beta para o público deve ser lançada em julho, a versão final deve ser lançada em setembro.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.