Topo

Guilherme Rambo

Conhece? App "Atalhos" no iPhone vai ser turbinado e merece sua atenção

Guilherme Rambo

11/07/2019 04h00

O app Atalhos foi resultado da aquisição do app Workflow. Lançado em 2018 junto ao iOS 12, ele permite a criação de atalhos que podem combinar diversas funcionalidades do iOS. Os atalhos podem ser ativados facilmente através da Siri, Busca, ao compartilhar um arquivo/link ou através do widget.

Com a chegada do iOS 13, o Atalhos será promovido a um app padrão do sistema, vindo junto com o iOS sem a necessidade de instalá-lo através da App Store. Com isso, o app se torna mais integrado ao sistema e traz novidades muito interessantes. Acompanhe a seguir um apanhado do que há de novo no Atalhos do iOS 13.

Nota: os testes foram realizados na versão beta 3 para desenvolvedores. Funções podem ser alteradas, adicionadas ou removidas até o lançamento da versão final do iOS 13, que deverá acontecer em meados de setembro.

Mais poder com a Siri

Já era possível configurar atalhos para ativação através da Siri desde o iOS 12. No iOS 13, essa integração ficou mais poderosa. Primeiramente, atalhos de apps de terceiros são visualizados no app junto de ações padrão do Atalhos, sem a diferenciação que existia antes.

Além dessa integração maior com os atalhos de apps, no iOS 13 os atalhos podem receber entrada de dados através da Siri. Antes era necessário configurar um atalho já com todos os parâmetros preenchidos, agora é possível deixar algumas lacunas para que sejam preenchidas na hora de usar o atalho com a Siri, por meio da voz.

Essa maior integração com a assistente virtual ficará ainda mais interessante após o lançamento oficial do iOS 13, quando apps que possuem integração com Atalhos poderão lançar suas atualizações. Essa novidade se aplica aos atalhos executados no iPhone, iPad, Apple Watch, HomePod, CarPlay e AirPods.

Uma etapa foi completamente eliminada da integração com a Siri. Antes era preciso gravar uma frase para ser usada para executar um atalho com a assistente virtual. Agora, o próprio título que você dá ao seu atalho serve como frase para a Siri.

Automação avançada

A criação dos atalhos é apenas a primeira etapa na hora de automatizar alguma coisa da sua vida. Além de criar o atalho em si, é preciso encontrar uma forma de acionar esse atalho quando for necessário ou conveniente.

O Atalhos do iOS 13 traz melhorias enormes nessa área. A Apple adicionou diversas formas novas de executar atalhos automaticamente (sempre em determinado horário, por exemplo), uma opção para colocar seu atalho diretamente na tela de compartilhamento de arquivos/links, além de uma forma de transformar um atalho num ícone na tela inicial, como se fosse um mini-app.

As automações foram divididas entre "Pessoal" e "Casa". As automações pessoas só podem ser ativadas pelo próprio usuário com sua voz ou dispositivo, as automações da casa podem ser executadas por qualquer usuário que esteja compartilhando aquela casa no iCloud (membros da família, por exemplo).

Automações pessoais podem ser executadas de acordo com a hora do dia, ao parar o despertador, ao iniciar um exercício com o Apple Watch, ao chegar ou sair de determinada localização, ao conectar-se com o CarPlay, ao ligar/desligar Modo Avião, Bluetooth, Não Perturbe ou Modo Pouca Energia, ao abrir determinado app ou por aproximação a uma etiqueta NFC.

Automações para casa podem ser executadas quando determinada pessoa chegar ou sair, em um determinado horário, ou ao acionar um acessório ou sensor compatível com HomeKit.

Por padrão, automações exibem uma notificação que requer a ação do usuário para que sejam acionadas de fato, mas é possível desligar essa opção na hora de criar a automação, fazendo que a automação inicie automaticamente sem necessidade de intervenção do usuário. Isso ainda não funciona para todos os tipos de automação, mas pode ser que mude até o lançamento da versão final.

Toda automação de casa agora pode ser customizada com ações do Atalhos. Por exemplo, é possível controlar determinado dispositivo HomeKit de acordo com o clima, ou criar uma automação que reproduz determinada playlist quando você chega em casa somente se o tempo estiver ensolarado.

NFC

NFC, ou Near Field Communication, é uma tecnologia que vem sendo utilizada há algum tempo em dispositivos de segurança, como cartões de acesso e até mesmo cartões de crédito, permitindo pagamentos por aproximação. É possível adquirir diversas etiquetas adesivas que possuem um chip NFC interno por um valor bem baixo e usar essas etiquetas para executar atalhos no iOS 13.

Mas não é preciso necessariamente comprar etiquetas NFC para ter acesso à nova funcionalidade. Se você tiver algum cartão de crédito com a tecnologia, pode usar seu cartão como etiqueta NFC. Fiz um teste com um cartão meu e funcionou perfeitamente. A automação liga as luzes da sala quando elas estão desligadas e vice-versa.

Novas ações

O Atalhos ganhou novas ações com a nova versão no iOS 13. Existem novas ações para ativar o AirPlay para um destino customizado ou mover a reprodução de mídia para outro dispositivo (como um HomePod).

Também foram adicionadas novas ações para controlar diversas funções de acessibilidade do iOS, para listas do app Lembretes, obter todos os despertadores configurados e obter apenas o texto de artigos de páginas na web.

Conclusão

O Atalhos chega com novidades muito boas no iOS 13, se tornando mais acessível para todo tipo de usuário e permitindo automações que antes eram impossíveis. Certamente é uma das novidades mais importantes do iOS 13 e deverá facilitar muito a vida de quem, como eu, gosta de automatizar coisas.

A nova versão do Atalhos será lançada ao público com a chegada do iOS 13 a todos, que deve ocorrer em meados de setembro. Quem quiser se aventurar e testar as novidades agora, pode obter o beta público do sistema.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.