Topo

Guilherme Rambo

Nova tecnologia deixa apps do iPad funcionarem no Mac; veja alguns deles

Guilherme Rambo

10/10/2019 04h00

O macOS Catalina foi liberado na terça-feira (8) para todos os usuários, com novos recursos que incluem o Apple Arcade, Sidecar, Screen Time, entre outros. Mas uma das grandes novidades dessa nova versão do sistema é a nova tecnologia Catalyst, que permite aos desenvolvedores de apps para iPad adaptarem seus aplicativos para o Mac sem a necessidade de criar um app totalmente novo para a plataforma.

Com o lançamento do sistema, começam a surgir os primeiros apps de iPad para Mac. Trago hoje uma lista de alguns desses apps que estive testando desde sua fase beta.

CARROT Weather

Conhecido pela sua personagem robô sarcástica, o app é meu favorito para previsão do tempo. Além de trazer as informações que você espera de apps do tipo como temperatura e previsão do tempo, adiciona um elemento de diversão com suas piadas.

O app agora está disponível para Mac, seguindo um design muito similar à sua versão no iOS.

CARROT Weather na App Store

Post-it

O Post-it – aquele bilhetinho colorido que todos adoram colar em casa ou no escritório – também tem tem sua versão virtual, que agora conta com um app oficial no Mac.

Um recurso muito bacana do app é a possibilidade de fotografar seus bilhetes do mundo real e convertê-los em bilhetes virtuais que podem ser agrupados, buscados, editados e rabiscados.

Post-it na App Store

Allegory

O Allegory é um app de notas que oferece um ambiente minimalista, livre de distrações, para quem gosta de focar no conteúdo. Ele traz diversas funcionalidades além da escrita, como tradução automática, importação de fotos da câmera ou escaneamento de documentos, além da opção de rabiscar nas suas notas.

Allegory na App Store

Planny 3

Apps de lembretes existem aos montes, para todos os gostos. O Planny 3 é mais um deles, com uma interface bastante colorida para ajudar na visualização das suas listas de afazeres. Ele também tem um componente de gamificação para incentivar os usuários a completarem suas tarefas, além do suporte a lembretes com base em localização ou data.

Planny 3 na App Store

PDF Viewer

Não se engane pelo nome: o PDF Viewer é muito mais que um simples visualizador de arquivos PDF. Criado pela empresa que desenvolve um poderoso componente de PDF para desenvolvedores, o app conta com diversos recursos avançados de anotação, permite redigir partes de um documento, assinar documentos, preencher formulários e muito mais.

Embora o macOS já venha com um excelente visualizador de PDF que permite edições simples, vale a pena experimentar o PDF Viewer como alternativa.

PDF Viewer na App Store

LookUp

Com o LookUp, você pode aprender uma nova palavra todo dia. A tela inicial do app mostra algumas sugestões de palavras para adicionar ao seu vocabulário, incluindo sugestões de uso e tradução para um idioma de sua escolha (incluindo o Português).

Após aprender as novas palavras, é possível adicioná-las em coleções customizadas ou salvá-las como favoritas.

LookUp na App Store

Conclusão

Estes foram apenas alguns destaques dos apps de iPad que estão chegando ao macOS Catalina, mas existem muitos outros que já foram lançados, além de apps que ainda não foram, mas já estão prometidos. O Twitter prometeu que trará de volta seu app oficial para Mac, adaptando seu app do iPad.

Se quiser conhecer mais alguns desses apps, vale a pena conferir este artigo na Mac App Store.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.