Topo

Guilherme Rambo

Nova tecnologia para fotos é liberada no iPhone; veja como ativar e usar

Guilherme Rambo

31/10/2019 04h00

No início da semana a Apple liberou a mais nova versão do iOS para todos os usuários, o iOS 13.2. A versão traz as tradicionais correções de problemas e melhorias, mas também conta com algumas novidades interessantes. Vamos a elas!

Como usar o Deep Fusion no iOS 13.2

Outra novidade que veio com o iOS 13.2 é a tecnologia Deep Fusion para as câmeras dos iPhones 11 e 11 Pro. A tecnologia, descrita como "ciência computacional maluca", deixa as fotos mais nítidas e é aplicada dependendo de alguns fatores.

Se você quiser tirar proveito do Deep Fusion, terá que desligar a opção de "Capturar Fotos Fora da Moldura" nas configurações da Câmera dentro do app Ajustes. Com a opção desligada, o aparelho irá ativar o Deep Fusion para cenas que forem adequadas, basicamente qualquer cena que tiver uma boa iluminação (sem luzes muito fortes) e que também não for escura a ponto de ativar o modo noturno.

Vale ressaltar também que o Deep Fusion serve somente para as câmeras grande angular e teleobjetiva, portanto não funciona na lente super grande angular.

Com todos esses detalhes resolvidos, basta usar a câmera normalmente que o processamento do Deep Fusion será aplicado nas fotos. É possível perceber um pequeno delay ao tentar abrir uma foto recém-tirada quando o processamento está sendo feito em plano de fundo.

Na imagem acima, comparando duas fotos de um cobertor, é possível notar claramente a nitidez maior na foto de cima, tirada com o Deep Fusion ativado, comparando com a imagem de baixo, com ele desligado.

O único problema do Deep Fusion é ter que escolher entre ele e a função de capturar fora do quadro. Dependendo do tipo de uso que você faz da câmera, terá que escolher qual função é mais importante. Eu por enquanto escolhi o Deep Fusion, já que ele tem se mostrado mais útil no dia a dia do que a outra função.

Novos emojis

Certamente uma das novidades mais atrativas no iOS 13.2 é a adição de diversos novos emojis, são mais de 60 novos emojis incluindo o meu favorito, da lontra, além de muitos outros como rosto bocejando e waffle.

Além das novas figuras, a Apple também melhorou a diversidade nos emojis que representam pessoas, sendo possível agora combinar diferentes cores de pele e gêneros em emojis que representam duas ou mais pessoas.

Se você quiser customizar um emoji com pessoas – como o de casal, por exemplo – basta tocar e segurar no emoji desejado para abrir o painel que permite mudar a cor de pele para cada indivíduo dentro do emoji. Após fazer a combinação desejada, basta tocar no emoji do lado direito para inseri-lo. A customização feita vira o padrão naquele emoji.

Ler Mensagens

O recurso de anunciar mensagens via Siri é mais uma novidade que chegou com o iOS 13.2. Com ele, é possível ouvir mensagens recebidas quando estiver usando qualquer fone de ouvido com o chip H1 – AirPods de segunda geração, por exemplo – conectado ao iPhone, mesmo se o dispositivo estiver bloqueado. Após ouvir a mensagem, é possível responder diretamente, sem precisar dizer "E aí, Siri".

Na primeira vez que você conectar um fone suportado no iOS 13.2, verá um aviso oferecendo para ativar o recurso. Caso não tenha visto esse aviso ou tenha ignorado, é possível ligar o recurso nos Ajustes.

Apesar de ser um recurso interessante, nos meus testes ele não tem se comportado muito bem. Além disso, parece só estar funcionando quando o iPhone está com o idioma inglês – ao mudar o idioma para português do Brasil, a opção some dos Ajustes.

Privacidade, ajustes de câmera e mais

Além das novidades detalhadas acima, o iOS 13.2 trouxe também melhorias na privacidade da Siri, permitindo aos usuários optarem por enviar gravações da Siri para controle de qualidade ou não (como já devia ser desde o princípio, né Apple?).

Na câmera, agora é possível alternar entre as diferentes resoluções e quadros por segundo dos vídeos diretamente no app, tocando nos números que aparecem no canto da tela. A má notícia é que essa novidade chegou somente para os iPhones mais recentes.

O update do iOS 13.2 também traz suporte total aos novos AirPods Pro, se você pretende usar os novos fones com seu aparelho, precisará instalar a atualização.

HomePod e Apple Watch

A caixinha de som inteligente da Apple também recebeu a atualização do iOS 13.2, porém devido a problemas enfrentados por uma parcela significativa dos usuários, a empresa decidiu tirar o update do ar e não se sabe quando ele voltará. Para quem instalou o 13.2 no HomePod, a recomendação é NÃO fazer uma restauração dos ajustes, pois isso pode piorar a situação.

Logo após o lançamento do iOS 13.2, a Apple lançou também o update do watchOS, que chega agora à sua versão 6.1. A principal novidade nessa versão é suporte aos AirPods Pro, ela também traz o watchOS 6 para os relógios mais antigos, de primeira e segunda geração.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.