Topo

Guilherme Rambo

Arquivo não oficial traz material inédito da Apple; veja imagens raras

Guilherme Rambo

16/01/2020 15h28

Imagem de Steve Jobs durante evento em 1980. Material está disponível no Apple Archive (Reprodução)

A Apple é uma empresa que tem muita história para contar. Fundada em meados dos anos 70, a empresa já passou por diversas fases, lançando produtos dos mais diversos. Por exemplo, você sabia que a Apple já vendeu suas próprias impressoras e câmeras? Pois é, muita gente desconhece partes da história da empresa.

Visando preservar a história da Apple, o jovem designer Sam Henri Gold decidiu criar o site The (Unofficial) Apple Archive, que conta com uma coletânea gigantesca de materiais – principalmente fotos e vídeos – catalogados por década. Atualmente, o site já conta com mais de 15 mil arquivos, quase 1 terabyte de dados.

O mais interessante do site é que, além de conter diversos conteúdos publicamente divulgados no passado como comerciais, ele também possuí alguns conteúdos nunca vistos antes, obtidos de fontes que preferem se manter anônimas, claro.

Para celebrar o lançamento do site, separei aqui alguns dos conteúdos que considero destaques, junto de um pequeno comentário sobre cada um deles. A maioria consiste em comerciais que não foram lançados ou comerciais acompanhados de um estudo de caso, outro destaque do site.

iPhone X dourado

Cena de comercial inédito do iPhoneX (Reprodução)

Este comercial que nunca foi lançado publicamente faz um comparativo entre o iPhone X e o iPhone 8, ambos lançados em 2017. O mais interessante é que, mais para o final do comercial, vemos um iPhone X na cor dourada. Como sabemos, o iPhone X nunca foi comercializado nessa cor – apenas o iPhone XS, um ano depois.

Possivelmente esse foi um dos motivos da Apple ter cancelado esse comercial. A existência dele também mostra que a mudança de ideia sobre quais cores lançar foi tomada de última hora, possivelmente por algum tipo de problema na linha de produção ou de durabilidade da cor.

iPad Pro é um computador?

Comercial do iPad Pro original brinca com a ideia do tablet ser ou não um computador (Reprodução)

Recentemente, a Apple lançou o comercial "What's a computer?", falando sobre o iPad Pro e brincando com o fato de que algumas pessoas – principalmente os jovens – não fazem distinção entre um computador "tradicional" e um tablet.

Pois parece que a ideia já vem de mais tempo, um dos comerciais do Apple Archive mostra o iPad Pro original – lançado em 2017 – e brinca com o fato dele ser ou não ser um computador.

Comercial do AirPower

Cena do comercial do AirPower destinado às redes sociais (Reprodução)

O AirPower foi oficialmente cancelado pela Apple no ano passado, após inúmeros atrasos no seu lançamento e muita especulação sobre o que estava acontecendo com o produto. Tudo indica que o problema foi uma questão de física: muitas bobinas de carregamento sem fio no mesmo lugar acabavam causando interferência, o que impediu a empresa de obter certificação do produto.

Dada sua história, é interessante ver que o Apple Archive tem em seu acervo um comercial do AirPower destinado às redes sociais, que nunca foi lançado. O vídeo é curto e exibe diversos produtos sendo colocados e tirados do "tapete" em posições variadas, destacando a principal vantagem que ele teria (poder carregar produtos em qualquer posição).

Meu Bloco na Rua

Cena de comercial feito com técnica de stop motion usando o iPhone 7 (Reprodução)

Eu já não me lembrava desse comercial, que fez grande sucesso em 2017 às vésperas do carnaval. O acervo do Apple Archive tem o vídeo original, além de um making of e estudo de caso falando um pouco sobre a campanha.

Foi interessante descobrir como a Apple decidiu criar uma versão moderna de um grande sucesso dos anos 70 para uso no comercial, que foi feito com a técnica de stop motion usando o iPhone 7. O resultado foi excelente, com mais de 30 milhões de visualizações nas redes sociais.

Estes foram apenas alguns destaques do que eu vi no Apple Archive. Sempre existe a possibilidade de os advogados da Apple não gostarem do projeto, então recomendo que você acesse o site e confira a infinidade de conteúdo disponível enquanto ele ainda estiver no ar (espero que por muito tempo).

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.