Topo

Guilherme Rambo

Lista de apps, novo iPhone e mais: o que a Apple pode lançar com o iOS 14

Guilherme Rambo

12/03/2020 04h00

Unsplash

Parece que a temporada de rumores e vazamentos começou oficialmente para a Apple nesta semana. De acordo com diversos artigos publicados nos sites 9to5Mac e MacRumors, uma versão preliminar do iOS 14 foi vazada, revelando muitas novidades do sistema.

É algo difícil de acontecer, visto que o anúncio da nova versão do sistema deve ocorrer somente em junho. Considerando se tratar de uma versão preliminar, também vale ressaltar que muitos dos recursos descobertos no vazamento podem mudar muito — ou até sumirem — antes do lançamento oficial. Vamos então a um apanhado do que está por vir no iOS 14.

Tela inicial

A tela inicial do iPhone e do iPad continua sendo apenas uma grade de ícones. No iPadOS 13 a Apple até melhorou isso um pouco, permitindo a adição de widgets fixos na lateral da tela. Com o iOS 14, parece que teremos uma boa novidade no iPhone para quem tem muitos aplicativos.

Trata-se de uma nova página na tela de início que exibirá os aplicativos do usuário numa lista, que pode ser filtrada para exibir apenas apps com notificações não lidas, além de sugestões inteligentes com base no uso dos apps em determinados horários e locais.

Será sem dúvida uma novidade bem-vinda por aqueles que possuem muitos apps. Atualmente já é possível buscá-los usando a Spotlight, porém não é possível gerenciar os apps — apagá-los, por exemplo — na interface de busca.

HomeKit

A tecnologia de casa inteligente da Apple deverá ganhar algumas novidades. O recurso de vídeo chegou no ano passado e deve ficar mais inteligente, permitindo o reconhecimento facial de pessoas nos vídeos, impedindo alertas de segurança desnecessários quando uma pessoa conhecida for vista na câmera.

A empresa também está trabalhando em um recurso que ajustará a temperatura de cor das lâmpadas ao longo do dia, com tons mais azulados durante o dia e tons mais amarelados à noite, como se fosse a tecnologia Night Shift da tela do iPhone para sua casa.

Imagens de fundo

O iOS já vem com diversas imagens de fundo padrão que podem ser trocadas pelo usuário — além de usar imagens totalmente customizadas das suas fotos, por exemplo.

No iOS 14, as imagens de fundo no app Ajustes serão agrupadas em diferentes categorias, facilitando a escolha do usuário. Além disso, aplicativos poderão fornecer seus próprios wallpapers integrados ao ajuste do sistema, sem necessidade de salvar a imagem no Fotos antes de poder usá-la como fundo.

"iPhone 9", novo iPad Pro e AirTags

Os rumores sobre um sucessor do iPhone SE parecem estar se concretizando. Códigos do iOS 14 confirmam a existência desse novo aparelho, que terá Touch ID, o mesmo processador dos iPhones 11/Pro e suporte a cartões de trânsito, que funcionam mesmo quando o aparelho está sem bateria.

Além disso, existem referências a um novo modelo do iPad Pro. Confirmando rumores vistos anteriormente, ele terá um novo tipo de câmera 3D time-of-flight, recurso que ajuda muito nas experiências de realidade aumentada.

As AirTags — rastreadores de objetos da Apple — parecem ter suporte total no iOS 14, que revela alguns detalhes interessantes sobre elas. O primeiro é que será possível configurar várias tags de uma só vez, aproximando-as do iPhone. O segundo é que elas contarão com uma bateria removível, que pode ser trocada pelo próprio usuário.

Realidade aumentada

Não é de hoje que a Apple vem focando seus esforços em realidade aumentada, oferecendo o app Medida, que usa a tecnologia para transformar o iPhone em uma ferramenta para tirar medidas de diversos objetos, além de diversas ferramentas para desenvolvedores.

Pois parece que no iOS 14, teremos um novo app de realidade aumentada, chamado internamente de Gobi. Esse app trará suporte a headsets de realidade aumentada e poderá ser usado para ver informações sobre o mundo ao seu redor.

Atualmente, a Apple estaria testando a nova tecnologia em suas lojas, permitindo a visualização de informações e comparação de produtos em realidade aumentada, além de testes com a Starbucks.

Tudo indica que essa tecnologia abrirá as portas para desenvolvedores incluírem seus próprios conteúdos nesse ambiente de realidade aumentada criado pela Apple.

Mouse e trackpad

Outras referências encontradas no vazamento do iOS 14 incluem suporte ainda maior a mouse e trackpad. Existem referências a dois novos modelos de Smart Keyboard para o iPad, que contarão com um trackpad incluído.

Esse trackpad funcionará de forma muito similar ao do Mac, permitindo configurações como tap-to-click e clique secundário para abrir menus. Novas APIs para desenvolvedores permitirão o suporte a gestos de trackpad e efeitos de mouse over em elementos de interface.

Vale lembrar que o iPadOS 13 já veio com suporte rudimentar a mouse, como um recurso de acessibilidade. Porém, ao que tudo indica, esse suporte será muito melhor no iOS 14, tornando o mouse apenas mais uma forma de interagir com o tablet da Apple.

Mensagens

Para o app Mensagens, a Apple estaria trabalhando para melhorar as conversas em grupo. Seria possível mencionar pessoas específicas dentro de uma mensagem em grupo usando o @.

Outra novidade seria a possibilidade de excluir mensagens após o seu envio, algo que já é possível em outros apps de mensagens como WhatsApp e Telegram. Além disso, o indicador de digitação estaria também disponível para mensagens em grupo (atualmente ele só aparece em mensagens individuais).

Anúncio oficial

Este foi um resumo de todas as novidades que vazaram até o momento sobre o iOS 14. O anúncio oficial do sistema deve ocorrer em junho, quando a Apple costuma fazer sua conferência para desenvolvedores.

Por conta do coronavírus, é bem provável que neste ano a conferência não seja presencial, mas apenas transmitida online para desenvolvedores e imprensa.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.