Topo

Guilherme Rambo

Novidade: sensor a laser da câmera do iPad pode chegar aos novos iPhones

Guilherme Rambo

19/03/2020 04h00

Divulgação

A Apple anunciou na quarta-feira (18) uma nova geração do iPad Pro — seu tablet voltado para o mercado profissional. O novo modelo vem com processador A12Z, um novo modelo de teclado com touch pad e câmeras wide e ultra-wide (as mesmas do iPhone 11).

Mas duas novidades nesse lançamento chamam mais atenção. A primeira delas é um novo sensor que acompanha essas câmeras traseiras do aparelho. O LiDAR ( Light Detection And Ranging) é uma tecnologia que utiliza um laser refletido nos objetos sendo gravados, que é então lido por um sensor para interpretar sua distância com relação à câmera.

A inclusão desse recurso nesse novo iPad claramente indica a intenção da Apple de trazer o mesmo recurso para os novos iPhones que serão lançados no final do ano. Também amplia a gama de sensores disponíveis para aplicações de realidade aumentada, área na qual a empresa tem focado seus esforços nos últimos anos, e que deve culminar no lançamento de algum dispositivo específico para realidade aumentada, como um headset ou óculos.

Aparentemente, o primeiro uso do novo sensor será no app Medida, que poderá medir com precisão a distância de objetos com relação ao aparelho, podendo também "escanear" um objeto para medir a sua área de superfície através do sensor.

Além disso, segundo a Apple, o novo sensor é usado para tornar a experiência de realidade aumentada ainda mais estável e precisa. Antes, era preciso mover o aparelho para conseguir capturar uma boa quantidade de pontos do ambiente onde colocar objetos. Com o novo sensor, isso pode ser feito de forma instantânea. Outra melhoria é a possibilidade de partes da experiência de realidade aumentada ficarem na frente ou atrás de partes da cena real — uma pessoa passando na frente de um objeto 3D, por exemplo.

Mouse e touch pad

 

Divulgação

A segunda novidade muito interessante desse lançamento é a inclusão de suporte completo a mouses e touch pads no iPadOS. O novo recurso não é exclusividade para os novos iPads Pro, funcionando em todos os iPads que rodam o iPadOS 13.4 (que será lançado dia 24 de março).

Com essa atualização, é possível utilizar qualquer mouse ou touch pad bluetooth no iPad para controlar todos os elementos da interface. Mas o recurso não funciona exatamente da mesma forma que nos computadores tradicionais, pois ele se integra com elementos de interface como barras de ferramentas, facilitando a seleção de determinados itens na tela.

Certamente será um recurso muito bem-vindo por usuários que requerem maior precisão nos controles, especialmente na edição de texto — área onde as ferramentas padrão, usando os dedos, não costumam funcionar muito bem.

Outros lançamentos

Divulgação

Além de anunciar essa nova revisão do iPad Pro, a Apple também atualizou o MacBook Air, que agora conta com processador i7 de até 4 núcleos a 1.2GHz e com o novo Magic Keyboard — o mesmo do MacBook Pro de 16 polegadas. O Mac Mini também recebeu um pequeno upgrade no seu armazenamento.

Os novos produtos estão disponíveis para pré-venda no site da Apple nos Estados Unidos. O iPad Pro tem preço inicial de R$ 7.649 à vista no Brasil. Não há previsão para a chegada deles por aqui.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.