Topo

Guilherme Rambo

Apple em breve terá seu próprio fone de ouvido potente no estilo Beats

Guilherme Rambo

15/05/2020 04h00

Já escrevi anteriormente sobre a vasta linha de fones de ouvido da Apple (e Beats). A empresa adquiriu a marca Beats em meados de 2014 e continuou desenvolvendo produtos novos, incluindo o Beats Solo Pro e Powerbeats Pro.

Mas além dos fones de ouvido da sua subsidiária, a Apple também desenvolve fones com sua própria marca, os AirPods e AirPods Pro. Pois tudo indica que isso está prestes a mudar. De acordo com fones da Bloomberg e 9to5Mac, a Apple estaria próxima de lançar o primeiro modelo de fones de ouvido over-ear da marca.

Os rumores indicam que o nome desse produto poderia ser "AirPods Studio". Eles teriam alguma similaridade com o Beats Studio, mas também diversos recursos exclusivos.

De acordo com as fontes, o modelo Studio dos AirPods viria com partes intercambiáveis que se encaixam umas nas outras por magnetismo. Seria possível optar por diferentes tipos de alça e a parte dos fones também poderia ser customizada para o gosto do usuário.

Os AirPods Studio contariam, é claro, com o cancelamento de ruído ativo e modo ambiente, assim como os AirPods Pro. Outra novidade interessante seria o fato dos fones não terem um lado correto para serem vestidos. A maioria dos fones de ouvido possuem um lado direito e esquerdo definidos e precisam ser colocados na orientação correta, mas parece que a Apple teria desenvolvido um recurso usando sensores que remove a necessidade do fone ter lados pré-definidos, basta colocá-los e o software entende quando lado é o direito ou esquerdo.

Ainda na questão dos sensores, esses fones poderiam detectar quando estão de fato sendo usados com sensores de orelha e pescoço. É comum para usuários de fones grandes pendurá-los no pescoço para fazer alguma pausa rápida ou simplesmente poder ouvir alguém próximo falando, esse tipo de sensor poderia ser usado para manter os fones prontos para uso quando estiverem pendurados, mas desligá-los completamente quando forem deixados em cima de uma mesa, por exemplo.

Para os que se preocupam com a possibilidade desses sensores todos acabarem sendo um inconveniente, vale lembrar que os sistemas operacionais da Apple permitem a customização desse comportamento para os AirPods, então é bem provável que o mesmo seria verdade para os AirPods Studio.

Sendo fones desenvolvidos para uso mais profissional, os AirPods Studio também viriam com a opção para configurar ajustes de equalização customizados, algo que o público profissional sempre deseja na sua ferramenta de trabalho.

Os rumores não falam sobre esses novos fones terem ou não a opção de serem usados com fio. É claro que a Apple está focada no desenvolvimento de produtos cada vez mais independentes de fios, mas fones de ouvido para uso em estúdio realmente precisam dessa opção. O Bluetooth ainda não é bom o suficiente para permitir que se grave um podcast com retorno em tempo real sem nenhum tipo de atraso, por exemplo.

Na questão do preço, alguns analistas afirmam que os AirPods Studio custariam em torno de US$350. É um valor alto para fones de ouvido, mas compatível com fones similares da mesma categoria. A expectativa é de que o anúncio deles seja no final deste ano.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.