Topo

Guilherme Rambo

Nova versão do iOS inclui notícias em áudio e superpacote de serviços

Guilherme Rambo

05/06/2020 12h14

Os betas da Apple não param. Mesmo estando a poucas semanas de anunciar oficialmente o iOS 14, a Apple liberou no começo da semana o primeiro beta do iOS 13.5.5, que pelo número de versão parece ser uma pequena atualização com correções, mas na verdade traz algumas novidades interessantes.

Apple News + Audio

O serviço de notícias da Apple — que ainda não está disponível no Brasil — traz conteúdos de diversas publicações do mundo inteiro, com edições completas de revistas e artigos de jornal, além de vídeos.

Existem rumores há algum tempo de que a empresa estaria trabalhando para trazer conteúdos em áudio para o app, e o primeiro beta do iOS 13.5.5 trouxe uma confirmação disso.

Uma nova aba no app, chamada "Audio", mostra conteúdos selecionados de diversas publicações presentes no serviço. Tudo indica que a própria Apple esteja produzindo as versões em áudio desses conteúdos, com permissão das publicações.

A navegação na tela é uma espécie de mistura de playlist com lista de artigos. Os artigos podem ser reordenados, o que muda a ordem em que eles serão reproduzidos. Artigos com versão em áudio mostram um botão "escutar" na parte superior, permitindo rápido acesso ao conteúdo. O player fica minimizado na parte inferior da tela — parecido com o app Podcasts — e o reprodutor em tela inteira mostra uma bela capa baseada na arte da publicação.

Os rumores indicam que o recurso estará disponível — ao menos na sua forma completa — somente para assinantes do Apple News +, o que custa 9,99 dólares mensais nos Estados Unidos. Dado o estado avançado de desenvolvimento demonstrado no primeiro beta, é bem provável que ele seja liberado a todos com o lançamento do iOS 13.5.5, o que deve acontecer no próximo mês.

Acredito que faça todo sentido a Apple disponibilizar esse conteúdo em áudio como forma de enriquecer o serviço do Apple News, que de todos os serviços lançados recentemente pela empresa, foi o que teve a recepção mais fraca. Pessoalmente ficaria muito mais interessado em assinar — se estivesse disponível por aqui — para ter acesso aos conteúdos em áudio do que para ter acesso ao conteúdo escrito.

Pacotão de serviços

Outro rumor de longa data dá conta de que a Apple estaria trabalhando para lançar um pacote que inclui diversos dos seus serviços numa única assinatura mensal ou anual, provavelmente com algum desconto para torná-la mais atraente.

Apesar da ideia ser muito interessante, existem entraves burocráticos para colocá-la em prática. A empresa teria tentado negociar o lançamento de tal pacote com gravadoras e estúdios no ano passado, sem sucesso. Atualmente o plano familiar da Apple, assinando todas as opções disponíveis, custa aproximadamente R$ 50 mensais.

Pois evidências encontradas no beta do iOS 13.5.5 corroboram os rumores do pacote de serviços. Foram encontradas diversas referências a "pacote promocional" e "assinatura de pacote" no sistema, que não existiam em versões anteriores.

Isso indica que — independentemente da situação das negociações — a empresa está deixando o sistema pronto para vender esse tipo de pacote quando estiver disponível.

Atalhos de teclado

O novo Magic Keyboard para o iPad Pro foi lançado com um recurso muito bem vindo pelos usuários: retroiluminação. Porém, muitos reclamam da dificuldade de ajustar o brilho da iluminação do teclado, que atualmente requer abrir os Ajustes do iPadOS.

Segundo referências encontradas no novo beta, a Apple estaria trabalhando para disponibilizar um atalho de teclado para permitir esse ajuste rápido. Certamente será uma novidade agradecida pelos usuários do novo Magic Keyboard.

Imagem do post: 9to5Mac

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.