Topo

Guilherme Rambo

Para encarar avanço do Spotify, Apple dá uma repaginada no app de podcasts

Guilherme Rambo

19/06/2020 04h00

O mundo dos podcasts está bastante aquecido ultimamente. Com nomes como Spotify ganhando cada vez mais mercado nessa área, é natural esperar que a Apple — cujo produto iPod foi a origem do nome Podcasts — esteja preocupada em manter sua liderança.

Pois é exatamente isso que a empresa pretende anunciar na semana que vem, durante a sua keynote de abertura da WWDC. De acordo com o 9to5Mac, a Apple estaria preparando o lançamento de uma nova versão do app Podcasts, totalmente remodelada. O app está disponível em todos os dispositivos da empresa, desde Macs até o Apple Watch.

Segundo fontes, o app viria com um visual renovado, muito mais próximo de como é o Apple Music atualmente, além de diversos novos recursos. Um deles seria a possibilidade de produtores de podcasts incluírem conteúdos extras nos seus feeds, além dos programas em áudio. Esses conteúdos extras poderiam ser documentos ou vídeos.

Muitos podcasts oferecem esse tipo de conteúdo como extras para os assinantes que contribuem com o podcast, através de contribuições via Patreon ou outros serviços. Isso me faz pensar se a Apple estaria planejando lançar uma plataforma que permita aos podcasters cobrar os usuários pela assinatura, ou por alguma assinatura que oferece conteúdos a mais, além dos programas de áudio.

Faria todo sentido, dado os interesses da empresa em manter tanto o mercado de podcasts no formato aberto, quanto de aumentar seus lucros no ramo de serviços.

Outra novidade que estaria por vir tornaria o app Podcasts mais social. Usuários poderiam criar um perfil — do mesmo modo que acontece no app Música — e esse perfil agregaria suas preferências de podcasts. Amigos poderiam ver quais podcasts seus amigos estão ouvindo.

Esse lado social da experiência de consumo dos podcasts é algo onde o Spotify definitivamente está à frente da Apple, logo faz sentido a empresa estar planejando ampliar o app, adicionando recursos sociais.

O anúncio deve ocorrer na próxima segunda-feira (22), quando a Apple terá sua keynote de abertura da WWDC, onde espera-se o anúncio das novas versões dos seus sistemas operacionais.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.