Topo

Guilherme Rambo

Cabo do iPhone será mais resistente, e bateria será menor, segundo rumores

Guilherme Rambo

17/07/2020 04h00

Após rumores de que a Apple não iria incluir carregadores nos iPhones a serem lançados este ano, temos agora novos rumores, todos envolvendo carregamento e baterias.

Novo cabo Lightning

O primeiro deles é de que a Apple estaria mudando o cabo Lightning que vem com os iPhones. Enquanto o carregador não viria mais junto do aparelho na caixa, o cabo continuaria sendo incluído, mas em nova versão. Essa nova versão seria no estilo trançado, mais resistente com relação à versão simples, que acompanha os aparelhos da Apple atualmente.

Segundo o rumor — vindo de um leaker conhecido — o cabo seria de USB-C para Lightning, o mesmo que acompanha o iPhone 11 Pro hoje em dia. Isso pode significar que a Apple está planejando descontinuar o seu antigo carregador lento de 5W, com porta USB-A.

Eu vejo essa possível mudança como uma forma de apaziguar a relação com o público, visto que a baixa durabilidade dos cabos Lightning é constante motivo de reclamação. Ao mesmo tempo em que a remoção do carregador causaria um certo descontentamento, a inclusão de um cabo melhor poderia balancear a reação do público com relação a esse assunto.

Baterias de menor capacidade no iPhone 12

O segundo rumor envolvendo baterias é sobre a capacidade das baterias que seriam usadas nos iPhones deste ano. Espera-se que a Apple anuncie quatro modelos de iPhone 12 este ano, variando entre telas de 5,4 polegadas e 6,7 polegadas. Todos os modelos devem vir com telas OLED.

A capacidade das baterias desses novos aparelhos — segundo registros públicos feitos pela Apple — poderia variar entre 2.227mAh e 3.687mAh. É uma redução com relação aos modelos atuais, que tiveram sua capacidade aumentada significativamente quando comparados aos modelos do ano anterior, variando entre 3.046 e 3.969, o que inclusive os deixou mais pesados.

Obviamente, uma redução na capacidade física das baterias pode sim ter um impacto no tempo de uso do aparelho entre recargas. Muitos usuários consideram a duração de bateria do iPhone 11 Pro muito boa, mas como sempre, poderia ser melhor.

Acho difícil acreditar que a Apple anunciaria aparelhos novos com duração de bateria inferior aos atuais, então provavelmente graças à melhorias na eficiência dos componentes, os iPhones que serão lançados este ano terão a mesma duração de bateria anunciada que os do ano passado.

A Apple fabrica seus próprios processadores e isso garante para a empresa um controle maior sobre o consumo de energia dos aparelhos. Os iPhones 12 devem vir com um processador A14, mais rápido e mais eficiente que o A13 da geração atual, garantindo assim a mesma duração de bateria, apesar das baterias menores.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.