Topo

Guilherme Rambo

Apple poderá lançar MacBook Pro redesenhado e novo monitor profissional

Guilherme Rambo

21/02/2019 10h00

Já escrevi aqui a respeito das novidades esperadas para os sistemas operacionais da Apple em 2019 e também sobre o que esperar em termos de hardware que roda iOS: iPhones, iPads, entre outros.

Faltou falar sobre as novidades esperadas em hardware para Mac, e nesta semana surgiram informações muito interessantes a respeito. As informações vieram do analista Ming-Chi Kuo, conhecido por ter fontes ligadas aos fabricantes de produtos da Apple.

MacBook Pro

De acordo com o analista, a Apple estaria trabalhando em um novo modelo topo de linha do MacBook Pro, que seria lançado com uma tela entre 16 e 16.5 polegadas. O maior MacBook Pro atualmente vendido tem uma tela de 15 polegadas.

É possível que o novo Mac conte com a tela maior sem aumentar o tamanho do dispositivo, apenas com a redução das bordas ao redor da tela – que atualmente são consideravelmente grandes.

Kuo também diz que o novo MacBook Pro terá um design "totalmente novo". O que isso significa exatamente é difícil saber, mas é esperado que o design siga uma linha mais próxima à do iPad Pro, com menos curvas e, obviamente, menos bordas ao redor da tela.

Além do novo MacBook Pro topo de linha, a Apple também estaria considerando o lançamento de uma atualização do seu irmão menor, de 13 polegadas, que na nova geração poderia suportar até 32GB de RAM, diferente da versão atual que vai até 16GB.

Mac Pro

O desktop mais poderoso da Apple está há muito tempo sem atualizações. A empresa admitiu em 2017, em uma reunião com alguns jornalistas, que teve problemas para atualizar o Mac Pro por causa do seu design diferente (cilíndrico). Na mesma ocasião, prometeu que lançaria um Mac Pro "modular" em 2019, pondo um fim à espera daqueles que precisam de uma máquina da Apple customizável e poderosa.

Kuo afirma que sim, o novo Mac Pro deverá ser lançado em 2019. Eu diria que provavelmente veremos um anúncio da máquina durante a WWDC (conferência para desenvolvedores) em Junho, com lançamento mais no final do ano, talvez dezembro.

Monitor externo

Outra promessa que a Apple fez anteriormente foi a de que voltaria para o mercado de monitores. Ainda é possível comprar o Apple Thunderbolt Display – que foi lançado em 2011 e descontinuado em 2016 – mas o produto está ficando velho, especialmente em termos de conectividade.

Segundo Kuo, o novo display da Apple teria 31,6 polegadas de tamanho e uma resolução de 6k de largura por 3k de altura. Outra novidade seria o uso da tecnologia Mini-LED, que permite um melhor controle da iluminação, produzindo um contraste maior, similar às telas OLED.

Unificação das plataformas

Num relatório publicado ontem, Mark Gurman afirma que a Apple estaria preparando o terreno para apps totalmente unificados entre iOS e macOS em 2021. No ano passado, a empresa anunciou que tornaria mais fácil a migração de apps do iOS para o Mac e o fez com alguns de seus próprios aplicativos lançados no Mojave: News, Stocks, Voice Memos e Home.

A promessa era de que em 2019 essa tecnologia seria disponibilizada para todos os desenvolvedores. Segundo Gurman, neste ano apenas apps para iPad poderão tirar proveito da tecnologia. A ideia da empresa seria iniciar com apps para iPad e seguir melhorando a tecnologia para que, em 2021, seja possível para os desenvolvedores criar um único app que funcionará tanto no iPhone quanto no iPad e no Mac. Além do kit de desenvolvimento, será necessária também a migração dos processadores dos Macs, que atualmente usam Intel, para os processadores da própria Apple, baseados em ARM.

Imagem do post: 9to5mac

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.