Topo

Guilherme Rambo

Novo iOS 12.3 chega a usuários do iPhone; confira o que mudou

Guilherme Rambo

15/05/2019 04h00

Na última segunda-feira (13), a Apple liberou a versão 12.3 do iOS para todos os usuários. O sistema estava em testes por desenvolvedores e usuários desde o evento especial da Apple em março e traz novidades interessantes, especialmente para os que gostam de assistir filmes e séries no aplicativo TV.

A principal novidade fica por conta do novo app TV. Redesenhado, ele agora conta com o recurso "Apple TV Channels", que integra os diversos serviços de assinatura de vídeo num único app. No Brasil, já é possível consumir o conteúdo de serviços como HBO Go, Globo Play, FOX, PlayKids, entre outros. A lista completa de serviços suportados pode ser conferida neste artigo da Apple.

O novo app TV está disponível não somente nos iPhones e iPads, mas também na Apple TV, com o tvOS 12.3. Quem tem Smart TVs da Samsung também poderá ter acesso ao aplicativo TV da Apple, com uma atualização de software.

Estes são os modelos de TVs da Samsung compatíveis com o app TV da Apple:

  • Samsung FHD/HD 4, 5 Series (2018)
  • Samsung QLED 4K Q6, Q7, Q8, Q9 Series (2018 & 2019)
  • Samsung QLED 8K Q9 Series (2019)
  • Samsung The Frame Series (2018 & 2019)
  • Samsung The Serif Series (2019)
  • Samsung UHD 6, 7, 8 Series (2018 & 2019)

Alguns televisores de terceiros – incluindo os da Samsung listados acima – também possuem suporte ao AirPlay 2. Com isso, é possível compartilhar vídeos, fotos, músicas e outros conteúdos do iPhone ou iPad diretamente para a Smart TV.

Com o iOS 12.3, o AirPlay também ficou mais inteligente. A tecnologia agora é capaz de "adivinhar" para qual dispositivo você quer enviar determinado conteúdo, com base nos seus hábitos, horário e localização. O recurso também está integrado à Siri, que irá oferecer a opção de usar AirPlay quando a reprodução de mídia for solicitada pela assistente virtual.

Como toda atualização, o iOS 12.3 também conta com algumas melhorias e correções:

  • A aba Para Você do Apple Music agora é atualizada diversas vezes ao dia, sugerindo músicas com base em temas como gêneros e artistas de que você gosta
  • Corrige um problema que podia impedir que o controle remoto da Apple TV pausasse vídeo, controlasse vídeo ou alterasse o volume em receptores compatíveis
  • Soluciona um problema que podia fazer com que as ligações realizadas via Wi-Fi caíssem
  • Corrige um problema onde as informações de músicas de um iPhone conectado podiam não aparecer na tela do carro

Mostrador "Orgulho" do Apple Watch atualizado

Junto do iOS 12.3, a Apple lançou também o watchOS 5.2.1. A atualização traz as esperadas correções de bugs e melhorias, mas também traz novidade no mostrador "Orgulho", que agora conta com uma "Versão 2019" que pode ser ativada nas configurações do mostrador.

Ele está adaptado para o Apple Watch Series 4, ocupando a tela por inteiro. Além disso, as linhas nas cores do arco-íris animam de acordo com o toque feito na tela. O mostrador tem dois modos: "Circular" e "Tela Cheia".

iOS 13 vem por aí

Com o fim do ciclo beta do iOS 12.3, resta aguardar pelo anúncio do iOS 13, que será no dia 3 de junho, na abertura da WWDC.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.