Topo

Guilherme Rambo

Cansado de contatos com foto cinza? Veja como atualizar as fotos!

Guilherme Rambo

23/05/2019 04h00

A introdução do iPhone revolucionou a forma como contatos são gerenciados no celular. Antes dele, era comum o usuário simplesmente discar o número ou usar apenas a lista de contatos recentes.

Embora o gerenciamento de contatos tenha melhorado significativamente com o iPhone e versões seguintes do iOS, ainda há um problema a ser resolvido: fotos.

Por padrão, quando cadastramos um novo contato no iOS, o contato fica sem foto, aparecendo como um círculo cinza com as iniciais do nome. Eu costumo buscar a foto do(a) amigo(a) nas redes sociais e usar isso como foto do contato, mas não é nada prático.

Existem formas de sincronizar os contatos com redes sociais como Facebook, porém esse tipo de sincronia pode trazer conflitos, sem contar a questão da privacidade – enviar todos os dados de seus contatos pro Facebook pode não ser uma boa ideia.

A solução é utilizar algum aplicativo para automatizar a solução desse problema. Pois um novo aplicativo lançado nesta semana promete resolvê-lo de forma muito simples.

O Vignette – disponível na App Store – é bem simples: você começa dando ao app acesso aos seus contatos, e o app faz uma varredura em diversas fontes na internet para tentar conseguir fotos correspondentes aos contatos. Você pode optar por buscar fotos apenas para os contatos que ainda não têm foto, ou incluir os que já possuem para atualizá-los.

O grande diferencial do Vignette com relação a apps similares é o fato dele não necessitar de login em nenhuma conta. O aplicativo faz a varredura apenas em fontes da internet disponíveis publicamente, como Gravatar, Twitter e perfis públicos no Facebook. Além de ser mais prático, isso evita também possíveis problemas de privacidade e segurança que podem ocorrer quando você dá a um app acesso às suas contas.

Para garantir um melhor aproveitamento do app, é recomendado que os seus contatos tenham e-mails cadastrados, que são utilizados para busca no Gravatar. Para as buscas em redes sociais, você pode utilizar a opção do iOS que permite o cadastro de links para redes sociais nos contatos, incluindo Twitter, Facebook e Instagram.

Você pode obter o Vignette gratuitamente na App Store. A versão permite uma varredura geral em seus contatos. Caso ache que valha a pena, você pode pagar R$ 18,90 para poder salvar as alterações nos seus contatos.

De acordo com os meus testes, o aplicativo cumpre o que promete. Em minha opinião, ele definitivamente vale o investimento para facilitar a sua vida e deixar seus contatos mais bonitos.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.