Topo

Guilherme Rambo

Veja as primeiras capturas de tela do iOS 13 e do novo macOS

Guilherme Rambo

29/05/2019 13h38

Falta menos de uma semana para a Apple abrir a sua conferência anual para desenvolvedores – a WWDC – onde ela anuncia o que vem por aí nos sistemas operacionais, incluindo o iOS e o Mac. Apesar de estarmos perto, os detalhes sobre os novos sistemas são pouco conhecidos. Porém, o 9to5Mac obteve com exclusividade alguns screenshots que mostram não apenas como será o iOS 13, mas que também dão uma ideia de como serão os novos apps Música e TV no macOS 10.15.

Olhando a primeira imagem, é possível perceber que a principal mudança na tela inicial do iPhone quando o modo escuro estiver ligado será o Dock, que terá um fundo preto. Os rumores de mudanças maiores na tela inicial que ouvimos são referentes ao iPad, então faz sentido que no iPhone a mudança não seja tão grande.

No app Música do iOS, mostrado em modo escuro no screenshot, é possível perceber que, ao menos em aparelhos com tela OLED, a Apple optou por utilizar um fundo totalmente preto, em vez do cinza escuro que é usado no modo escuro do macOS Mojave. Esse fundo preto – além de ficar muito bonito em telas OLED – também pode ajudar a economizar bateria, já que a tecnologia da tela permite que esses pixels fiquem de fato desligados, sem consumir energia.

Outra novidade será nas ferramentas que aparecem quando um screenshot – aqui no Brasil mais conhecido pelo nome popular "print" – é tirado. Pode-se perceber que as ferramentas agora apresentam um visual mais realista, dando uma certa dica de que a Apple está deixando um pouco de lado o design "flat" e partindo para um design mais fiel à realidade.

No iPad, essa mesma interface de anotação aparece em uma bandeja branca na parte de baixo da tela. A diferença principal no iPad é que essa bandeja pode ser arrastada, dando uma dica de que janelas movíveis serão uma das novidades apresentadas para o iPad com o iOS 13, conforme já foi divulgado anteriormente em relatórios.

Música e TV no macOS 10.15

O aplicativo Música vai chegar no Mac com o macOS 10.15. Ele será baseado no iTunes, porém totalmente focado no consumo e gerenciamento da biblioteca de música do usuário. Uma funcionalidade que será mantida do iTunes será a capacidade de sincronizar com iPhones, iPads e iPods.

Sobre design, o app conta com uma barra lateral cinza que traz uma diferença interessante em comparação com versões anteriores do macOS: os ícones são coloridos. Há algum tempo, a Apple tem optado por utilizar ícones preto e branco em barras laterais, essa mudança nos novos apps de mídia pode indicar a volta dos ícones coloridos para o sistema.

No aplicativo TV, o usuário poderá escolher entre as seções "Assistir Agora", "Filmes", "Séries", "Infantil" e "Biblioteca". A diferença é que nele essas seções são apresentadas na barra de ferramentas superior, com a barra lateral reservada para as categorias dentro de cada seção.

Falta menos de uma semana para vermos os anúncios oficiais do iOS 13, macOS 10.15 e muito mais. Acompanhe aqui no blog a cobertura do evento, que começa na próxima segunda-feira, 3 de junho.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.