Veja as primeiras capturas de tela do iOS 13 e do novo macOS
Falta menos de uma semana para a Apple abrir a sua conferência anual para desenvolvedores – a WWDC – onde ela anuncia o que vem por aí nos sistemas operacionais, incluindo o iOS e o Mac. Apesar de estarmos perto, os detalhes sobre os novos sistemas são pouco conhecidos. Porém, o 9to5Mac obteve com exclusividade alguns screenshots que mostram não apenas como será o iOS 13, mas que também dão uma ideia de como serão os novos apps Música e TV no macOS 10.15.
Olhando a primeira imagem, é possível perceber que a principal mudança na tela inicial do iPhone quando o modo escuro estiver ligado será o Dock, que terá um fundo preto. Os rumores de mudanças maiores na tela inicial que ouvimos são referentes ao iPad, então faz sentido que no iPhone a mudança não seja tão grande.
No app Música do iOS, mostrado em modo escuro no screenshot, é possível perceber que, ao menos em aparelhos com tela OLED, a Apple optou por utilizar um fundo totalmente preto, em vez do cinza escuro que é usado no modo escuro do macOS Mojave. Esse fundo preto – além de ficar muito bonito em telas OLED – também pode ajudar a economizar bateria, já que a tecnologia da tela permite que esses pixels fiquem de fato desligados, sem consumir energia.
Outra novidade será nas ferramentas que aparecem quando um screenshot – aqui no Brasil mais conhecido pelo nome popular "print" – é tirado. Pode-se perceber que as ferramentas agora apresentam um visual mais realista, dando uma certa dica de que a Apple está deixando um pouco de lado o design "flat" e partindo para um design mais fiel à realidade.
No iPad, essa mesma interface de anotação aparece em uma bandeja branca na parte de baixo da tela. A diferença principal no iPad é que essa bandeja pode ser arrastada, dando uma dica de que janelas movíveis serão uma das novidades apresentadas para o iPad com o iOS 13, conforme já foi divulgado anteriormente em relatórios.
Música e TV no macOS 10.15
O aplicativo Música vai chegar no Mac com o macOS 10.15. Ele será baseado no iTunes, porém totalmente focado no consumo e gerenciamento da biblioteca de música do usuário. Uma funcionalidade que será mantida do iTunes será a capacidade de sincronizar com iPhones, iPads e iPods.
Sobre design, o app conta com uma barra lateral cinza que traz uma diferença interessante em comparação com versões anteriores do macOS: os ícones são coloridos. Há algum tempo, a Apple tem optado por utilizar ícones preto e branco em barras laterais, essa mudança nos novos apps de mídia pode indicar a volta dos ícones coloridos para o sistema.
No aplicativo TV, o usuário poderá escolher entre as seções "Assistir Agora", "Filmes", "Séries", "Infantil" e "Biblioteca". A diferença é que nele essas seções são apresentadas na barra de ferramentas superior, com a barra lateral reservada para as categorias dentro de cada seção.
Falta menos de uma semana para vermos os anúncios oficiais do iOS 13, macOS 10.15 e muito mais. Acompanhe aqui no blog a cobertura do evento, que começa na próxima segunda-feira, 3 de junho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.