Topo

Guilherme Rambo

Testamos o Arcade, serviço de assinatura de jogos da Apple

Guilherme Rambo

20/08/2019 12h05

A Apple anunciou o seu serviço de assinatura de jogos, Apple Arcade, no seu evento especial que ocorreu em Março deste ano. O serviço dará acesso a mais de cem jogos no Mac, iPhone, iPad e Apple TV com uma assinatura mensal. A empresa está trabalhando com alguns desenvolvedores na criação de títulos exclusivos para o serviço.

O serviço será lançado ao público somente no mês que vem. Neste final de semana, obtive acesso ao programa interno de testes do Apple Arcade e pude testar a navegação na App Store, além de alguns dos mais de 100 títulos que estarão disponíveis.

Os meus testes foram feitos em um MacBook Pro rodando o beta mais recente do macOS Catalina. Após ativado o acesso, abrindo a aba do Arcade na App Store, foi possível ver destaques de alguns dos jogos oferecidos no serviço.

Para instalar algum dos jogos, após feita a assinatura, basta clicar no botão "Get" ("Obter", na versão em português) e a instalação ocorre como se fosse um app/jogo grátis da App Store. A seguir, as primeiras impressões de alguns dos jogos:

Hot Lava

É um jogo em primeira pessoa onde o jogador não pode tocar no chão, pois ele é feito de lava. Os ambientes são os mais diversos, incluindo casa, escola, entre outros. É preciso pular, se pendurar e fazer outros tipos de acrobacias para não encostar no chão.

O Hot Lava foi um dos jogos destacados quando a Apple anunciou o serviço e certamente será um destaque, é bem feito e muito divertido.

Frogger in Toy Town

Este é um dos títulos exclusivos para o Apple Arcade, uma evolução do clássico estilo do "sapo atravessando a rua", muito popular nas plataformas da Apple com jogos como Crossy Road.

Cada fase é dividida em diferentes seções, como uma casa onde você joga na cozinha, sala de estar e no jardim. Cada seção tem três objetivos, como completar sem ser atropelado, sem se afogar, sem se queimar ou resgatar sapinhos.

Kings of the Castle

O jogo é multiplayer, no estilo action/adventure. A versão de prévia disponível atualmente só conta com suporte a um jogador e apenas uma fase. Ele começa com uma contagem regressiva de 10 minutos, tempo em que o jogador precisa navegar no mapa de uma ilha em busca de pedras preciosas e chaves para abrir portas.

Eventualmente aparecem alguns inimigos, obstáculos e perguntas que precisam ser respondidas. O jogo é bastante colorido, com alguns elementos de jogos de plataforma 3D. Ainda é cedo para opinar sobre ele, visto que a versão de teste ainda é bem limitada.

Way of the Turtle

É um jogo de plataforma simples onde o jogador é uma tartaruga tentando encontrar sua namorada desaparecida. Way of the Turtle também conta com alguns puzzles, além das mecânicas de caminhar e pular comuns aos jogos de plataforma.

Sneaky Sasquatch

Dos criadores de Dark Echo e Splitters Critters, Sneaky Sasquatch é um jogo de aventura onde o jogador precisa encontrar comida em um acampamento, tudo isso sem chamar atenção dos guardas nem ser visto por ninguém.

Durante essa busca por alimento, vários obstáculos tentam atrapalhar o seu objetivo, incluindo animais e pessoas. É possível dirigir carros, fazer compras e muito mais, o que torna o jogo bastante dinâmico e divertido.

Preço e lançamento

De acordo com informações obtidas nos servidores da Apple, o preço da assinatura do Arcade deverá ser de US$4,99. Seguindo a conversão usual de preços da Apple, isso daria um preço no brasil de R$18,90. O serviço oferecerá um mês grátis e com o valor da assinatura, todos os membros da família terão acesso, sem custo adicional.

O lançamento oficial do Apple Arcade para o público deve ocorrer no dia 10 de Setembro, quando é esperado um evento especial da Apple para o anúncio de novos iPhones.

Imagem do post: 9to5Mac

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.