Topo
Blog Entre Linhas

Blog Entre Linhas

Categorias

Histórico

Novinha após reforma: o que mudou na loja mais famosa da Apple no mundo

Guilherme Rambo

26/09/2019 04h00

Nova Iorque, popularmente conhecida como Big Apple, também é a casa de outra Big Apple. Inaugurada há 13 anos, a Apple Store da Quinta Avenida é provavelmente a mais icônica de todas, com seu grande cubo de vidro e o logo da maçã iluminado chamando atenção de todos que passam na movimentada avenida.

A loja estava passando por uma reconstrução total há quase três anos e foi finalmente reinaugurada no dia 20 de setembro, com a presença do CEO Tim Cook e muitos fãs da marca. Tive o prazer de visitá-la esta semana e trago para vocês minhas impressões da loja e algumas fotos dela, todas feitas com o novíssimo iPhone 11 Pro.

O cubo é apenas a entrada da loja, que é totalmente subterrânea. A área ao redor também foi remodelada, contando agora com lentes que penetram o solo até a loja abaixo trazendo a luz do dia para dentro do ambiente, o que o deixa muito bem iluminado. Essas mesmas lentes também servem como bancos, tornando a área ao redor da loja uma praça bastante agradável.

A entrada da loja é feita na frente do cubo, numa porta também de vidro que dá acesso a escadas circulares. As laterais das escadas ainda são de vidro, mas os degraus – que antes também eram – infelizmente não são mais.

No centro das escadas também há um elevador, para quem precisa de acessibilidade. Além dessa entrada principal, existem outras duas entradas laterais, mas para quem quer realmente ter a experiência completa, o recomendado é usar a entrada pelo cubo.

Uma reclamação comum de quem já tinha visitado a loja na sua versão anterior era a falta de espaço. Esse problema foi resolvido na reconstrução, a área da loja foi praticamente dobrada e a altura também aumentou significativamente. Mais de 900 funcionários trabalham na loja, falando 36 idiomas diferentes.

Dentro da loja, apesar do seu tamanho grande, é possível localizar as diferentes seções muito facilmente. Nos dois extremos opostos estão a área onde são feitas as sessões de Today at Apple, com entrevistas, dicas de aplicativos, entre outros. No lado oposto, existe uma sala fechada para experimentar o HomePod. Essa sala é dividida em duas, com HomePods brancos de um lado e HomePods pretos de outro.

O restante da loja é bastante parecido com qualquer outra Apple Store, com o diferencial de que a loja da Quinta Avenida é bastante espaçosa e também conta com árvores e paredes verdes no seu interior, deixando o ambiente ainda mais agradável.

Existem novos displays na loja exibindo os recém-lançados iPhone 11 e 11 Pro, além do Apple Watch Series 5 e alguns serviços, como o Apple Arcade. Um deles – que achei bem interessante – consiste em seis iPads Pro dispostos num painel, exibindo um comercial do Apple Arcade com cada pedaço do vídeo aparecendo em uma das telas.

Uma loja tão icônica quanto a da Quinta Avenida merecia ser também uma das melhores Apple Stores do mundo. Na minha opinião, a Apple acertou em cheio com a nova loja. Confira mais fotos feitas com o novo iPhone 11 Pro:

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.

Blog Entre Linhas