Topo

Guilherme Rambo

O que podemos esperar dos AirPods no futuro

Guilherme Rambo

21/11/2019 04h01

Divulgação

É difícil não concordar que os AirPods são um enorme sucesso. Os fones de ouvido totalmente sem fios da Apple tiveram um início que pareceu fraco, com muitas pessoas duvidando do seu potencial e até mesmo criticando o seu design.

Mas, assim como aconteceu com o iPhone e o iPad nos seus lançamentos, a história mudou e hoje em dia os AirPods são amplamente copiados e continuam sendo campeões de venda na Apple, inclusive os recém-lançados AirPods Pro, que trouxeram recursos muito bem-vindos como cancelamento de ruído e maior duração de bateria.

Um produto que faz tanto sucesso certamente continuará recebendo novas versões nos próximos anos. Por isso, resolvi escrever sobre os meus desejos e também sobre os rumores do que poderá ser o futuro dos AirPods.

Processamento de áudio

Atualmente, os AirPods Pro fazem processamento de áudio nos próprios fones para redução de ruído e também para o modo ambiente, que permite ouvir o que está ao seu redor.

Esse processamento consiste em algoritmos muito eficientes que utilizam microfones no interior e exterior dos fones para modificar o som que está sendo produzido, reduzindo o ruído externo ou amplificando o som externo, permitindo que seja escutado.

Embora o poder de processamento atual já seja bastante impressionante, existem algoritmos ainda mais poderosos que podem melhorar o que já temos – como um cancelamento de ruído ainda melhor – ou introduzir novidades. Uma ideia interessante seria um cancelamento de ruído mais seletivo, algo como uma mistura entre os modelos cancelamento de ruído e ambiente, que permita passar apenas sons de vozes, por exemplo.

Recursos de saúde

Já existem rumores há algum tempo de que a Apple estaria trabalhando para incluir recursos de saúde nos AirPods. Faz todo sentido, já que eles ficam em contato com o corpo, geralmente por longos períodos de tempo.

Mas que tipo de recurso seria possível? Alguns palpites falam sobre medição de batimentos cardíacos e temperatura corporal. Embora o Apple Watch já faça sua parte na questão dos batimentos, ter um segundo – ou mais dois sensores – talvez permita leituras mais precisas ou frequentes.

Outra especulação é sobre a possibilidade dos AirPods virarem um aparelho auditivo para auxiliar aqueles que têm audição reduzida. Já é possível fazer isso até certo ponto com os fones atuais e recursos de acessibilidade do iOS, mas por enquanto eles ainda não são certificados por nenhum órgão oficial como aparelhos auditivos, portanto não podem ser vendidos para esse fim.

Realidade aumentada

A Apple investe bastante em realidade aumentada, especialmente desde o lançamento do ARKit para desenvolvedores, permitindo a integração da tecnologia em apps de forma facilitada.

Rumores sobre óculos de realidade aumentada da Apple não faltam, alguns dando conta de que veríamos a primeira versão deles nos próximos anos e com evidências claras nos códigos dos sistemas operacionais atuais.

Muito relacionada à realidade aumentada é a realidade virtual, que substitui totalmente o ambiente ao redor do usuário, com uma experiência totalmente imersiva. Parte dessa experiência passa pelo áudio, e AirPods com um poder ainda maior de cancelamento de ruído poderiam fazer parte de um sistema de realidade virtual.

Hardware

O hardware dos AirPods já é bastante elogiado, com os AirPods Pro inclusive diminuindo o tamanho da haste, deixando um aspecto um pouco mais agradável que seu antecessor.

Melhorias no campo do hardware poderiam incluir uma redução ainda maior do tamanho dos fones, deixando-os mais discretos, novas opções de cores – nem todo mundo quer fones brancos – além de melhor capacidade nas baterias, permitindo uso contínuo mais longo dos fones. Infelizmente, a redução no tamanho físico e o aumento na capacidade de bateria se enfrentam, com as empresas geralmente optando por melhorar a duração bateria.

Os AirPods são um componente importantíssimo do ecossistema da Apple, integrando ainda mais seus diferentes produtos. O potencial de desenvolvimento deles nos próximos anos é muito grande, veremos o que mais a empresa nos trará nos famosos fones de ouvido.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.