Topo

Guilherme Rambo

Fase beta: veja novidades da Apple que ainda não foram liberadas ao público

Guilherme Rambo

07/02/2020 04h00

Reprodução

Ano novo, betas novos. Como costuma fazer, a Apple lançou esta semana os primeiros betas para desenvolvedores do iOS 13.4, watchOS 6.2, tvOS 13.4 e macOS 10.15.4. Diferente da maioria das atualizações que tivemos até então, a primeira versão de testes dos novos sistemas traz uma quantidade significativa de novidades, vamos à elas!

Apps compartilhados entre iOS e macOS

Desde o lançamento do macOS Catalina, em outubro do ano passado, desenvolvedores podem lançar uma versão adaptada para o Mac dos seus apps de iPad. O problema é que até então, se você comprasse um app no iPad e quisesse usar a sua versão no Mac, teria que comprar o app novamente.

Com o lançamento do iOS 13.4, macOS 10.15.4 e do Xcode 11.4 para desenvolvedores, a Apple anunciou que desenvolvedores agora podem optar por compartilhar o mesmo app entre iPad e Mac. Dessa forma, caso o app esteja disponível nas duas plataformas, será necessário comprá-lo apenas uma vez, da mesma forma como já ocorre em alguns apps para Apple TV.

Compartilhamento de pastas do iCloud

O recurso que permite aos usuários compartilharem pastas do iCloud Drive está de volta. Ele foi anunciado ainda na WWDC, em junho do ano passado, mas teve que ficar para depois após os testes iniciais, que mostraram grandes problemas no seu funcionamento.

Com ele, é possível convidar contatos para terem acesso a determinadas pastas no seu iCloud Drive, de forma similar como o recurso funciona em outros serviços tipo DropBox.

Memoji

O recurso de Memoji ganhou novidades no iOS 13, mostrando alguns stickers com diferentes expressões faciais e poses com base no avatar criado pelo usuário. No iOS 13.4, esses stickers agora contam com algumas variações novas, incluindo cara de susto, raiva e pessoa atrás do computador.

Integração com carros

O CarPlay também ganhou novidades no iOS 13.4. Apps de terceiros agora poderão ser exibidos na visão de dashboard, também existem novidades nos controles de chamadas dentro do carro.

Uma outra novidade, que ainda não foi anunciada oficialmente, mas está presente no sistema, é um novo recurso chamado "CarKey". Com ele, usuários poderiam salvar a chave do seu carro no Wallet, podendo usá-la para abrir o carro. Tudo indica que seja uma implementação do padrão "Digital Key 2.0" do Car Connectivity Consortium, do qual a Apple faz parte.

Além de poder usar a chave salva no Wallet para abrir e ligar o carro, também será possível compartilhar a chave com outras pessoas através do iMessage.

Nova Apple TV chegando?

Não é incomum betas trazerem pistas sobre novos dispositivos de hardware. Desta vez, apareceu um identificador no tvOS que parece ser de um novo modelo de Apple TV 4K. Esse modelo utilizaria a arquitetura arm64e, o que significa que ele viria com o processador A12 ou o A13 (mesmo dos iPhones 11 e 11 Pro).

A Apple costuma fazer eventos no mês de março, quando anuncia novos produtos e/ou serviços. Pode ser que essa nova Apple TV seja uma das novidades no evento deste ano.

Controlar mouse com a cabeça

A Apple sempre focou bastante em acessibilidade nos seus sistemas. No primeiro beta do macOS 10.15.4, um novo recurso de acessibilidade chamou atenção. Com ele, o usuário pode controlar o cursor do mouse através da câmera, com movimentos da cabeça.

O recurso pode ser visto neste vídeo que gravei e certamente será muito bem-vindo por pessoas com dificuldades motoras que utilizam o sistema. Já existem soluções de terceiros que fazem isso, mas ter o recurso nativamente no sistema é muito mais cômodo.

Melhorias gerais

Além dos recursos novos e pistas de futuros produtos, os novos betas chegaram também com diversas melhorias. Uma delas foi no app Mail, que voltou a apresentar os atalhos de sempre na barra inferior da mensagem. A remoção de diversos recursos dessa barra vinha sendo motivo de reclamação por parte dos usuários.

O controle por teclado no iPadOS também está ficando mais esperto. Apps agora podem detectar o pressionamento de teclas, como as teclas de seta ou modificadores como a tecla Command. Apesar de ser um recurso simples, ele estava faltando no iPadOS e era muito requisitado pelos desenvolvedores, permitirá a adoção de controle por teclado com mais facilidade em apps no iPadOS ou apps de iPad rodando no Mac. Além disso, também será possível configurar o comportamento de certas teclas, como a Caps Lock e a tecla de globo.

As novas versões beta por enquanto estão disponíveis somente para desenvolvedores que fazem parte do programa de desenvolvimento da Apple, mas devem ser disponibilizados como beta público em breve. O lançamento para todos deve ocorrer em março.

Fontes: 9to5Mac, Rene Ritchie.

Sobre o autor

Guilherme Rambo é programador desde os 12 anos. Especialista em engenharia reversa, é conhecido mundialmente por revelar os segredos da Apple antes mesmo dos anúncios da empresa, além de programar para as plataformas da empresa.

Sobre o blog

Dos segredos escondidos nos códigos da Apple às tendências do mundo da tecnologia, o blog Entre Linhas aborda semanalmente os temas mais interessantes e atuais do mercado tecnológico sob o ponto de vista do programador Guilherme Rambo.